sábado, 4 de agosto de 2012

Exibição de curta-metragem

Texto/fotos: Cida Marconcine


Foi uma verdadeira aula inovadora. Nada de quadro e pincel. Nada de livro didático. Mas muito aprendizado e discussão na exibição do curta-metragem Camelo (documentário dirigido pelo jornalista Antonio Fabrício e produzido pelo Núcleo Imperatrizense Experimental) para os alunos do turno noturno do CE Estado de Goiás. 
Antonio Fabrício, diretor do documentário, durante exibição
Alunos e alunas atentos ao curta Camelo
A exibição foi acompanhada pela presença de Antonio Fabrício, que falou um pouco sobre as dificuldades de produção do curta-documentário, assim como as participações em festivais e premiações alcançadas pelo curta.
Antonio Fabrício faz a apresentação do curta-metragem Camelo
Os alunos e alunas fizeram perguntas sobre as mídias audiovisuais, com grande interesse, pois que já participam de projetos que utilizam estes recursos tecnológicos. 
Foi um momento muito proveitoso, uma vez que é uma produção local, que trata de um veículo (bicicleta) muito presente na vida no imperatrizense, principalmente da classe estudantil de nossas escolas públicas. 
O documentário suscitou assuntos como violência na cidade, desorganização no trânsito, informalidade no mercado de trabalho, além de outros.
Antonio Fabrício, ladeado de professores (Cida Marconcine e Paulo Jales) e alunos
do CE Estado de Goiás
Camelo


Direção: Antônio Fabrício
Ano de lançamento: 2011
País de origem: Brasil 
Roteiro: Antônio Fabrício
Produção: Nice Rejane
Produção executiva: Renan Henrique e Cláudio Marconcine
Fotografia: Fernando Ralfer e Iuri Petrus
Assistentes de produção: Flávia Novais, Cláudia Novais, Mayara Alexandre e Ildenir Nunes
Som Direto: Tácio Pimenta e Antônio Fabrício
Trilha Sonora: Anderson Lima e Alexandre Ribeiro
Documentário / 22min / Colorido
Classificação indicativa: LIVRE


Sinopse: Camelo é uma expressão popular para bicicletas, meio de transporte que faz parte do cotidiano de boa parte da população de Imperatriz, no Maranhão. Camelo é um documentário que propõe um recorte audiovisual na realidade de pessoas comuns, anônimos,  estudantes e trabalhadores que têm a bicicleta como único, ou principal, meio de transporte. Estes personagens expõem suas perspectivas sob a cidade e as relações que a permeia.


Referência

http://cinemanoteatro.com/2011/07/26/30-de-agosto-camelo/

0 comentários:

Postar um comentário