quarta-feira, 20 de junho de 2012

Palestra 160 anos de Imperatriz 2


O Centro de Ensino Estado de Goiás recebeu a visita de Adalberto Franklin, conforme programação, para uma palestra sobre os 160 anos de Imperatriz.

Jornalista, historiador, editor literário, escritor, fundador da Ética Editora, membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) e recém-eleito membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Também recentemente recebeu da Câmara Municipal de Imperatriz o título de cidadão imperatrizense, Adalberto Franklin foi aluno do CE Estado de Goiás, nos meados dos anos 70, no antigo curso primário.

A palestra aconteceu no turno noturno, com alunos de 1ª e 2ª etapas do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que com muita alegria receberam o palestrante.


O gestor adjunto, prof. Antonio Matos, fez a abertura oficial da palestra, seguido pelas palavras da professora Cida Marconcine, que após leitura de uma rápida biografia de Adalberto, desejou as boas-vindas a ele.



A palestra foi uma aula de conhecimentos a respeito da história de Imperatriz. Adalberto Franklin nos fez viajar no tempo: falou da vinda de Frei Manuel Procópio e suas intenções de instalar um povoado pelas bandas de cá e de sua facilidade em lidar com os indígenas, das dificuldades de transporte, das riquezas de nossas florestas, rios e lagos, dos ciclos econômicos, da abertura da Belém-Brasília e o papel de Bernardo Sayão... 



Muito bom lembrar de Imperatriz quando os riachos eram de águas límpidas e cristalinas, quando existiam usinas de arroz pelas ruas da cidades... destacou com propriedade Imperatriz de hoje, com a importância econômica do setor terciário e da educação como fatores de sustentabilidade para a cidade.

Também contou um pouco do seu percurso, do seu amor pelos livros e das lembranças agradáveis que tem da escola Estado de Goiás.

Ao final, abriu espaço para perguntas, onde os professores e alunos puderam tirar dúvidas e ouvir a opinião de Adalberto Franklin, sobre assuntos como violência, saúde, meio ambiente e a falta de infraestrutura de nossa cidade, principalmente no que diz respeito a necessidade urgente de uma estação de tratamento de esgoto que funcione.


Deixou alguns livros de sua autoria para sorteio entre os alunos presentes, mas acima de tudo deixou uma vontade grande de continuar escutando e aprendendo um pouco mais sobre a história de nossa Imperatriz.



Deixamos aqui registrado o nosso agradecimento por momentos tão prazerosos e enriquecedores que foi ter Adalberto Franklin no Centro de Ensino Estado de Goias, onde sempre será muito bem-vindo. Foi uma ótima forma de comemorar os 160 anos de Imperatriz.


Texto/imagens: Cida Marconcine/Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário